Menu
Busca Seg, 24 de junho de 2019
(47) 99975-9521
Acesso à água

Blumenau está acima da média de acesso ao abastecimento de água potável, segundo estudo

Além disso, cidade está em secsagésimo lugar no ranking nacional de saneamento básico

28 maio 2019 - 17h25Por Edemir Júnior
O instituto Trata Brasil divulgou dados sobre o acesso à água por parte dos brasileiros. De acordo com a organização, 83,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada. No entanto, ainda há cerca 35 milhões de pessoas sem o acesso a esse serviço básico no país. 
 
Já no estado de Santa Catarina, quase 89% da população possui o abastecimento de água tratada. Com relação ao consumo de água, o estudo diz que a média brasileira é de 154,1 litros por habitante ao dia, número acima do recomendado pela ONU - 110 litros.
 
Uso Eficiente da água
 
Em 2015, os resultados da avaliação da oferta e demanda do abastecimento urbano de água indicaram que, dos 5.570 municípios brasileiros, 44,99% tinham abastecimento satisfatório, 45,80% precisam de ampliação do sistema de abastecimento e 8,47% precisam de novo manancial, de acordo com dados do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
 
No estado, 46,10% tinham abastecimento satisfatório, 46,78% precisam de ampliação do sistema de abastecimento e 5,76% precisam de novo manancial.
 
Em Blumenau, número é acima da média nacional
 
No ano de 1991, 77,29% dos moradores da área urbana de Blumenau tinham acesso à rede de água geral com canalização em pelo menos um cômodo  do seu lar. Em 2010, o percentual passou para 92,31% - mais de 300 mil pessoas. No mesmo ano, 7,26% dos domicílios situados em aglomerados subnormais, que são mais conhecidos por favelas e seus afins,  não tinham água canalizada, segundo dados do IBGE.
 
Já com relação ao saneamento básico, Blumenau vem melhorando cada vez mais e já apresenta 91,6% dos domicílios com esgotamento sanitário adequado, ficando na posição de número 60 no ranking nacional de saneamento básico, atrás somente da capital florianópolis no ranking estadual. 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Controladoria-Geral adere ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias
Fórum de Cidades Digitais
Indaial vai sediar Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí
Meio Ambiente
Sacolas plásticas: o velho dilema, mas ainda enraizado em nossa cultura
Cultura
MAB anuncia as atrações da 3ª Temporada de Exposições
LGBTfobia
LGBTfobia e a luta por visibilidade e mais justiça
BR-470
“A prioridade em Santa Catarina é a conclusão da BR-470”, afirma o ministro da Infraestrutura em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense
Esporte
Fundação Cultural de Blumenau promove treino funcional
Esporte
Começam nesta terça-feira (18) os Jogos Escolares de Futsal
Desenvolvimento Social
Segunda-feira tem encontro com Famílias Acolhedoras na Etsus
Cultura
Parque da Leitura terá visita do Rotary Kids