Menu
Busca Sex, 20 de setembro de 2019
(47) 99975-9521
Acesso à água

Blumenau está acima da média de acesso ao abastecimento de água potável, segundo estudo

Além disso, cidade está em secsagésimo lugar no ranking nacional de saneamento básico

28 maio 2019 - 17h25Por Edemir Júnior
O instituto Trata Brasil divulgou dados sobre o acesso à água por parte dos brasileiros. De acordo com a organização, 83,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada. No entanto, ainda há cerca 35 milhões de pessoas sem o acesso a esse serviço básico no país. 
 
Já no estado de Santa Catarina, quase 89% da população possui o abastecimento de água tratada. Com relação ao consumo de água, o estudo diz que a média brasileira é de 154,1 litros por habitante ao dia, número acima do recomendado pela ONU - 110 litros.
 
Uso Eficiente da água
 
Em 2015, os resultados da avaliação da oferta e demanda do abastecimento urbano de água indicaram que, dos 5.570 municípios brasileiros, 44,99% tinham abastecimento satisfatório, 45,80% precisam de ampliação do sistema de abastecimento e 8,47% precisam de novo manancial, de acordo com dados do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
 
No estado, 46,10% tinham abastecimento satisfatório, 46,78% precisam de ampliação do sistema de abastecimento e 5,76% precisam de novo manancial.
 
Em Blumenau, número é acima da média nacional
 
No ano de 1991, 77,29% dos moradores da área urbana de Blumenau tinham acesso à rede de água geral com canalização em pelo menos um cômodo  do seu lar. Em 2010, o percentual passou para 92,31% - mais de 300 mil pessoas. No mesmo ano, 7,26% dos domicílios situados em aglomerados subnormais, que são mais conhecidos por favelas e seus afins,  não tinham água canalizada, segundo dados do IBGE.
 
Já com relação ao saneamento básico, Blumenau vem melhorando cada vez mais e já apresenta 91,6% dos domicílios com esgotamento sanitário adequado, ficando na posição de número 60 no ranking nacional de saneamento básico, atrás somente da capital florianópolis no ranking estadual. 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Situação de rua
A rua como uma extensão do lar
Cultura
A Marca da Cultura Alemã em Blumenau
Economia
Volume de vendas do varejo catarinense tem alta de 14,6% em relação a 2018
Casa do Aconchego em Blumenau
Iniciativas que fazem a diferença
Carros usados
Vendas de veículos usados e seminovos se mantém estável em SC
Nutrição
PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais - Uma opção para fontes de nutrientes
PODCAST
História em Áudio (Faixa 4) - O Acidente de Chernobyl
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo: Conscientização Através do Diálogo
Moda
Moda Sustentável ganha cada vez mais espaço no bolso do consumidor
Apicultura
Santa Catarina tem o melhor mel do mundo