Menu
Busca Qua, 22 de maio de 2019
(47) 99975-9521
Trânsito

Blumenau está realizando ações para promover a conscientização no trânsito

Atividades serão realizadas durante todo o mês de maio

06 maio 2019 - 17h45Por Júlia Beatriz

Em Blumenau, a abertura do maio amarelo ocorreu no dia 02, no Salão Nobre, localizado no prédio da administração municipal. Junto com demais órgãos, entidades e instituições da cidade, durante o mês, são promovidas ações para conscientização do trânsito.

De acordo com dados do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), em 2017 ocorreram ao total 2.879 acidentes na cidade e no ano passado, 2.849, entre eles 25 e 21 mortes, respectivamente. Neste ano, até o mês de março, foram registrados 614 acidentes de trânsito, com 10 casos de mortes.

Diversas atividades estão programadas durante o mês e na sexta-feira (03), durante a tarde, a Escola Pública de Trânsito do Seterb (EPT), junto com agentes de trânsito e representantes da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, esteve em frente ao Shopping Neumarkt, localizado na rua sete de Setembro. No local, muitas pessoas atravessam a rua, que é bastante movimentada, fora da faixa de pedestres, por isso, a ação contou com uma pessoa fantasiada de “morte”, alertando sobre os riscos que podem ser causados pela imprudência no trânsito.

Ação realizada em frente ao Shopping Neumarkt. Foto: Marcelo Martins

A Agente de Trânsito Sheila Almeida conta que neste ano o tema é “Maio Amarelo - no trânsito, o sentido é a vida” que apela para o poder das crianças em influenciar o comportamento dos pais. “Todos nós, motoristas, pedestres, ciclistas, precisamos fazer o nosso papel, pensar sempre na conscientização. E que ela venha com os nossos filhos e netos. Que o pai entenda quando o filho avisa que ele está correndo muito”, afirma.

Sheila ainda comenta que o cuidado no trânsito é necessário durante todo o ano, não apenas durante o maio amarelo. “A pessoa no seu veículo se esquece do seu entorno, e passa a não enxergar o outro. Falta empatia, este é o grande problema. A pessoa precisa entender que não é apenas a questão da segurança veicular, não é somente a questão da infraestrutura, enquanto o fator humano não começar a mudar, a gente nunca vai conseguir construir um trânsito mais seguro”, conclui.

Durante o mês de de conscientização no trânsito, vão ocorrer cerca de 100 atividades, em Blumenau. Entre as ações, estão palestras, pista educativa para crianças, teatro de fantoches, simulado de acidente de trânsito, entre outros. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Blumenau

Saiba mais sobre o maio amarelo

Decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 11 de maio de 2011,  o mês é destinado a conscientização para redução de acidentes de trânsito, no mundo inteiro. A cor amarela simboliza a atenção e todos os anos é colocado em pauta a segurança viária, mobilizando toda a sociedade. 

Para mais informações: https://maioamarelo.com/

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pobreza
Mais de 13 mil pessoas ainda vivem em situação vulnerável a pobreza em Blumenau, segundo IBGE
Comércio
“Vamos ter tempos difíceis pela frente”, aponta Emílio Schramm, após levantamento da Fecomércio sobre o dia das mães
Economia
Mudança tributária será aniquilada para setor farmacêutico em 2020
Turismo
Ocorreu nesta quarta-feira (15) a reunião do Plano Municipal de Turismo
TAL 360°
Confira a sétima edição do TAL 360°
Esporte
De Blumenau à seleção brasileira: conheça a história de João Camargo, técnico do Basquete Feminino de Blumenau
Insônia
Insônia atinge 73 milhões de brasileiros, de acordo com a ABS
Homicídios
Casos de assassinatos diminuíram no último ano no Vale do Itajaí e em Santa Catarina
Cinema
Quase 35 mil pessoas já assistiram ao filme “Vingadores: Ultimato”, somente no cinema Arcoplex, em Blumenau
TAL 360º
Está no ar a primeira edição do TAL 360 em 2019. Confira!