Menu
Busca Sb, 24 de agosto de 2019
(47) 99975-9521
Trânsito

Blumenau está realizando ações para promover a conscientização no trânsito

Atividades serão realizadas durante todo o mês de maio

06 maio 2019 - 17h45Por Júlia Beatriz

Em Blumenau, a abertura do maio amarelo ocorreu no dia 02, no Salão Nobre, localizado no prédio da administração municipal. Junto com demais órgãos, entidades e instituições da cidade, durante o mês, são promovidas ações para conscientização do trânsito.

De acordo com dados do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), em 2017 ocorreram ao total 2.879 acidentes na cidade e no ano passado, 2.849, entre eles 25 e 21 mortes, respectivamente. Neste ano, até o mês de março, foram registrados 614 acidentes de trânsito, com 10 casos de mortes.

Diversas atividades estão programadas durante o mês e na sexta-feira (03), durante a tarde, a Escola Pública de Trânsito do Seterb (EPT), junto com agentes de trânsito e representantes da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, esteve em frente ao Shopping Neumarkt, localizado na rua sete de Setembro. No local, muitas pessoas atravessam a rua, que é bastante movimentada, fora da faixa de pedestres, por isso, a ação contou com uma pessoa fantasiada de “morte”, alertando sobre os riscos que podem ser causados pela imprudência no trânsito.

Ação realizada em frente ao Shopping Neumarkt. Foto: Marcelo Martins

A Agente de Trânsito Sheila Almeida conta que neste ano o tema é “Maio Amarelo - no trânsito, o sentido é a vida” que apela para o poder das crianças em influenciar o comportamento dos pais. “Todos nós, motoristas, pedestres, ciclistas, precisamos fazer o nosso papel, pensar sempre na conscientização. E que ela venha com os nossos filhos e netos. Que o pai entenda quando o filho avisa que ele está correndo muito”, afirma.

Sheila ainda comenta que o cuidado no trânsito é necessário durante todo o ano, não apenas durante o maio amarelo. “A pessoa no seu veículo se esquece do seu entorno, e passa a não enxergar o outro. Falta empatia, este é o grande problema. A pessoa precisa entender que não é apenas a questão da segurança veicular, não é somente a questão da infraestrutura, enquanto o fator humano não começar a mudar, a gente nunca vai conseguir construir um trânsito mais seguro”, conclui.

Durante o mês de de conscientização no trânsito, vão ocorrer cerca de 100 atividades, em Blumenau. Entre as ações, estão palestras, pista educativa para crianças, teatro de fantoches, simulado de acidente de trânsito, entre outros. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Blumenau

Saiba mais sobre o maio amarelo

Decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 11 de maio de 2011,  o mês é destinado a conscientização para redução de acidentes de trânsito, no mundo inteiro. A cor amarela simboliza a atenção e todos os anos é colocado em pauta a segurança viária, mobilizando toda a sociedade. 

Para mais informações: https://maioamarelo.com/

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Colmeia acontece este fim de semana em Blumenau
Música
O amor pelo rock e a luta pelo sonho
Educação
Novo CEI da Água Verde começa a atender na próxima semana
Podcast
História em Áudio (Faixa 1) - II Guerra Mundial
Inovação no estado
Santa Catarina inova ao criar Rede de Inteligência do Turismo
Eventos
Concerto das Rosas ocorre no dia 31 de agosto, em Blumenau
Cultura
Agenda Cultural do Tal: programação para aproveitar o fim de semana
Notícias
Pesquisa estuda composto que pode amenizar os sintomas do mal de Alzheimer
População Pet
Região Sul do Brasil é a terceira colocada em população pet do país, aponta estudo
Arte
De geração para geração: Teatro Biriba transmite alegria por onde passa