Menu
Busca Qui, 09 de abril de 2020
(47) 99975-9521
Saúde

Campanha Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele

Na região de Blumenau 66 mortes foram registradas entre os anos de 2010 e 2015

07 dezembro 2019 - 15h00Por Ingrid Leonel

Neste mês acontece a campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que tem como objetivo alertar sobre o câncer da pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), este tipo de câncer é o que mais atinge a população brasileira.

No país, mais de 85 mil casos são registrados entre homens e mais de 80 mil em mulheres. Santa Catarina é o estado que tem o maior índice de câncer de pele, sendo registradas 1.990 mortes. Já em Blumenau, o número chega a 66 casos de mortes entre os anos de 2010 e 2015.

Conforme conta o médico dermatologista, Boris Omar Koerich, “A nossa região apresenta uma grande parte da população de pele clara, por ter amplo litoral facilita hábitos relacionados à exposição solar frequente”, destaca. O principal agente causador da maioria dos cânceres da pele é o sol, se apresentando de formas diferentes de acordo com o tipo histológico de cada câncer. “Lesões escurecidas que venham apresentando mudança de cor, alterações nas bordas, irregularidades, além de dor coceira ou sangramento devem chamar a atenção para se fazer uma avaliação médica. Além disso, feridas que não cicatrizam”, explica o dermatologista.

Dr. Boris  Koerich médico dermatologista. Foto: Ingrid Leonel

O médico ainda ressalta sobre a exposição exagerada ao sol. “Portanto evitar a exposição solar exagerada, uso de foto protetores, roupas, chapéus e óculos auxiliam na proteção. O paciente também deve ter o hábito de avaliar sua pele com frequência para perceber precocemente alguma alteração no corpo” afirma.

Recentemente, a Liga de Dermatologia do curso de medicina da Universidade Regional de Blumenau, juntamente com professores, estudantes e profissionais da área, promoveram um mutirão de atendimento no Hospital Universitário da FURB. A ação foi organizada para atender gratuitamente a comunidade, por meio de consultas e exames preventivos.

A presidente da Liga Acadêmica, Camila Moraes destaca a importância da campanha, “o câncer de pele tem uma grande incidência na nossa região e é uma doença que mata. Por isso é muito importante que qualquer pessoa com uma lesão que tenha crescido, que tenha uma cor escura, de várias cores, que procure atendimento. Nossa intenção é prevenir para combater o câncer de pele”, observa. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Coronavírus
Morador de Blumenau doa máscaras à população no combate ao Coronavírus
Coronavírus
Acompanhe o número de casos de coronavírus em Santa Catarina
Produtos Naturais
Cosméticos naturais ganham espaço na rotina da população
Lendas Urbanas
O Fantasma da Rua Ângelo Dias Ou Será Que Não?
Nova série
Profissão às escuras: A auxiliar da limpeza
Revista
Vozes: Criando raízes no Brasil
Segurança
Casos de Feminicídio seguem aumentando em Santa Catarina
Entrevista
Desafios de comunicação da ONU
Turismo
Regiões afastadas em Blumenau são novas apostas no turismo
Coletivo
Rede de vizinhos busca melhorar segurança nas ruas e comunidades