Menu
Busca Qua, 25 de novembro de 2020
(47) 99975-9521
Cidade

Casos de coronavírus aumentam em Blumenau perto das eleições

No próximo dia 15, quase 250 mil blumenauenses estarão aptos a exerecer o poder do voto na cidade

06 novembro 2020 - 17h10Por Thiago Gomes

Na semana de 25 a 31 de outubro, Blumenau registrou quase mil casos de coronavírus, ficando atrás apenas do mês de julho e da primeira semana de agosto, período em que foi registrado o pico da doença no município. Em meio a este aumento no número de casos, no dia 15 de novembro cerca de 250 mil pessoas estão aptas a comparecer aos pontos eleitorais de Blumenau para escolher os próximos vereadores e o prefeito ou prefeita que iniciará mandato em 2021.

Devido à pandemia causada pela Covid-19, o pleito deste ano ficou ameaçado, porém, está mantido. No mês de julho, em que a doença estava em crescimento em todo o país, foi definido pelo governo federal o adiamento das eleições que seriam em outubro, para novembro. No mesmo período, em Blumenau, os casos de coronavírus estavam em ascensão e o número de leitos de UTI na cidade estavam escassos, forçando o fechamento do comércio por parte da prefeitura.

Três meses após o pico da covid-19 na cidade, os olhares estão voltados para a disputa eleitoral, em que 12 candidatas e candidatos disputam o cargo máximo da prefeitura. As campanhas eleitorais, diferentemente do imaginado, seguem com comícios presenciais, debates em estúdio, distribuição de santinhos pelas ruas e a participação de candidatos pedindo voto de maneira presencial em diversos locais.

No último dia 3 de novembro 200 pessoas testaram positivo para a doença, totalizando até então mais de 16 mil casos desde o início da pandemia em Blumenau. A baixa ocupação das unidades de tratamento intensivo faz com que a prefeitura evite novas restrições no momento, porém, deixa a luz amarela acesa, já que falsa impressão de situação controlada faz com que a população relaxe nos cuidados em relação ao vírus.

No próximo dia 15, quase 250 mil pessoas vão até os pontos de votação para exercerem o poder do voto. De acordo com o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais deste ano, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários irão receber máscaras, protetor facial e álcool em gel  para a higienização das mãos. Além disso, o distanciamento social deverá ser mantido.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cotidiano
Black Friday e Natal trazem desafios para comércio e consumidores
Empreendedorismo
Instagram como plataforma de vendas: lives impulsionam resultado de lojas físicas
Economia
Colaboratório propõe parcerias entre empresas e universidade
Cultura
Músicos dividem opiniões sobre a relação da arte com a política
Cidade
Após período de flexibilizações, Blumenau volta a registrar alta nos casos de COVID-19
Saúde
Síndrome da Visão do Computador: entenda as causas e saiba como se proteger
Tecnologia
Entenda de que forma a tecnologia assistiva atua na educação
Cultura
Banda blumenauense divulga cultura da música anos 80 nas redes sociais
Cotidiano
Adoção de animais durante a pandemia
Empreendedorismo
Empreender em meio à pandemia: por que não?