Menu
Busca Qua, 13 de novembro de 2019
(47) 99975-9521
Saúde

Casos de Sífilis aumentam 200% em Blumenau

O número de registros cresceu em todo o país, só neste ano foram 475 ocorrências em Blumenau.

04 novembro 2019 - 13h30Por Vinícius Vieira

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, mas que tem cura. A doença tem três fases, nas duas primeiras é onde pode ocorrer o contágio. O diagnóstico é feito através de um teste rápido de sífilis, chamado de TR, que tem seu resultado pronto em no máximo 30 minutos e está disponível no SUS.

Em Blumenau, o número de casos aumentou nos últimos anos. Entre 2015 e 2019, os registros chegam a quase mil, e só neste ano, até o mês de setembro, foram 475 ocorrências. O aumento é de 200%.

A coordenadora do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), Shirley Stringari, afirma que como a maioria das IST’s, a sífilis também pode ser prevenida com o uso de preservativos, que são distribuídos gratuitamente no SUS. O aumento dos casos ocorre justo pela ação contrária da população, que deixa a camisinha de lado.

A coordenadora aponta também uma solução para a problemática. “O que devemos fazer é conscientizar a população sobre a doença sífilis, orientando sobre o fato da mesma não ser apenas uma doença que ocorre na área genital e que pode causar danos a outros órgãos (coração, fígado, sistema nervoso central) e solicitando que se faça o teste rápido para que a pessoa seja diagnosticada e tratada, fechando assim o ciclo de transmissão”.

Os sintomas variam dependendo da fase em que a doença se encontra. O primeiro estágio vai de 3 a 90 dias de exposição e tem como principal sintoma uma ferida indolor. O segundo estágio chega de 4 a 10 semanas após a infecção inicial e após a cura da ferida inicial, começam a surgir irritações na pele. Já a fase final, pode durar de 3 a 15 anos após o primeiro contato e pode também, resultar em problemas graves em várias partes do corpo.

Quanto ao tratamento, normalmente ocorre com penicilina nos estágios iniciais e com um outro tipo do mesmo antibiótico nos estágios mais avançados. Outra modalidade da doença é a sífilis congênita, adquirida pelo feto através da placenta da mãe, neste caso, o tratamento se inicia apenas 30 dias antes do parto.

A coordenadora do Cedap, Shirley, deixa ainda um último aviso, de que através de campanhas, o reforço do uso da camisinha deve ser constante e estimulado em todas as relações. Caso reconheça algum dos sintomas, vá até a unidade de saúde mais próxima e faça o teste rápido.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Movimento Social
O Vale Europeu também tem Rap
Sustentabilidade
Coleta Seletiva de Blumenau cresce 96% em 2019
Comunidade
Catarinenses se unem para fazer um Natal melhor através da solidariedade
Segurança
Cai o número de furtos em residências de Blumenau
Saúde
A importância do acompanhamento oftalmológico infantil
Cultura
Sasha Benner Bauer é a nova rainha da 37ª Oktoberfest
Oktoberfest Blumenau
Primeiro fim de semana da Oktoberfest de Blumenau bate recorde de público
Esporte
Pela primeira vez, Blumenau será sede dos Jogos Escolares da Juventude
Projeto Social
Trabalhando para fazer o bem: Trapamédicos levam alegria aos hospitais de Blumenau
Serviço
Saque do FGTS impulsiona o e-commerce