Menu
Busca Sex, 24 de janeiro de 2020
(47) 99975-9521
Saúde

Casos de Sífilis aumentam 200% em Blumenau

O número de registros cresceu em todo o país, só neste ano foram 475 ocorrências em Blumenau.

04 novembro 2019 - 13h30Por Vinícius Vieira

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, mas que tem cura. A doença tem três fases, nas duas primeiras é onde pode ocorrer o contágio. O diagnóstico é feito através de um teste rápido de sífilis, chamado de TR, que tem seu resultado pronto em no máximo 30 minutos e está disponível no SUS.

Em Blumenau, o número de casos aumentou nos últimos anos. Entre 2015 e 2019, os registros chegam a quase mil, e só neste ano, até o mês de setembro, foram 475 ocorrências. O aumento é de 200%.

A coordenadora do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), Shirley Stringari, afirma que como a maioria das IST’s, a sífilis também pode ser prevenida com o uso de preservativos, que são distribuídos gratuitamente no SUS. O aumento dos casos ocorre justo pela ação contrária da população, que deixa a camisinha de lado.

A coordenadora aponta também uma solução para a problemática. “O que devemos fazer é conscientizar a população sobre a doença sífilis, orientando sobre o fato da mesma não ser apenas uma doença que ocorre na área genital e que pode causar danos a outros órgãos (coração, fígado, sistema nervoso central) e solicitando que se faça o teste rápido para que a pessoa seja diagnosticada e tratada, fechando assim o ciclo de transmissão”.

Os sintomas variam dependendo da fase em que a doença se encontra. O primeiro estágio vai de 3 a 90 dias de exposição e tem como principal sintoma uma ferida indolor. O segundo estágio chega de 4 a 10 semanas após a infecção inicial e após a cura da ferida inicial, começam a surgir irritações na pele. Já a fase final, pode durar de 3 a 15 anos após o primeiro contato e pode também, resultar em problemas graves em várias partes do corpo.

Quanto ao tratamento, normalmente ocorre com penicilina nos estágios iniciais e com um outro tipo do mesmo antibiótico nos estágios mais avançados. Outra modalidade da doença é a sífilis congênita, adquirida pelo feto através da placenta da mãe, neste caso, o tratamento se inicia apenas 30 dias antes do parto.

A coordenadora do Cedap, Shirley, deixa ainda um último aviso, de que através de campanhas, o reforço do uso da camisinha deve ser constante e estimulado em todas as relações. Caso reconheça algum dos sintomas, vá até a unidade de saúde mais próxima e faça o teste rápido.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Revista
Vozes: Criando raízes no Brasil
Segurança
Casos de Feminicídio seguem aumentando em Santa Catarina
Saúde
Campanha Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele
Entrevista
Desafios de comunicação da ONU
Turismo
Regiões afastadas em Blumenau são novas apostas no turismo
Coletivo
Rede de vizinhos busca melhorar segurança nas ruas e comunidades
Política
Cabem todas as vozes na Câmara?
Coletivo
De onde vêm os nomes das comunidades blumenauenses?
Cidade
Blumenau 2050 renova a esperança de levar a comunidade à Prainha
Agricultura
Vida rural em meio à urbana