Menu
Busca Qua, 25 de novembro de 2020
(47) 99975-9521
Saúde

Como doar sangue durante a pandemia do novo coronavírus

Confira quais regras mudaram para quem deseja contribuir com a doação de sangue no Hemosc de Blumenau

26 outubro 2020 - 17h10Por Natiele de Oliveira

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) alterou algumas regras para a doação de sangue em Blumenau. A razão é a disseminação do novo coronavírus, que fez com que a doação de sangue ficasse ainda mais criteriosa na cidade.

 

Agora, quem deseja doar sangue deve fazer um agendamento prévio. Esse passo para quem deseja doar pode ser feito através do site do Hemosc ou pelo telefone (47) 3222-9801. O objetivo desta nova medida é garantir o isolamento social, evitando a formação de filas no local, o que segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 


Além disso, a doação de sangue durante a pandemia de COVID-19 está restrita para alguns perfis de pessoas. Confira quem não pode doar sangue durante a pandemia: 

 

  • Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2 estão inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países; 
  • Pessoas que foram infectadas pelos vírus SARS-CoV-2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial estão inaptas por um período de 30 dias após a sua completa recuperação - estas pessoas devem estar assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação; 
  • Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 estão inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas; 
  • Indivíduos que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 estão inaptos pelo período em que durar o isolamento (que deve ser, no mínimo, de 14 dias) mesmo se estiverem assintomáticos. 

As pessoas que estiverem aptas a doar sangue e que tiverem agendado data e horário para comparecer ao Hemosc devem se apresentar com máscara e, preferencialmente, sem acompanhantes.

 

A pessoa que estiver afim de ajudar, pode se candidatar para doar de três formas: pela doação espontânea, que é feita de modo altruísta, como uma atitude solidária; pela doação vinculada, que é feita para algum paciente específico ou pela doação autóloga, quando o paciente doa para si mesmo. 
 

O horário de atendimento do Hemosc em Blumenau, que fica localizado na Rua Theodoro Holtrup, nº 40, no bairro Vila Nova, é das 8h15 às 16h30 nas segundas, quintas e sextas-feiras; das 10h às 18h30 nas terças e quartas-feiras; e das 8h15 às 11h aos sábados 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cotidiano
Black Friday e Natal trazem desafios para comércio e consumidores
Empreendedorismo
Instagram como plataforma de vendas: lives impulsionam resultado de lojas físicas
Economia
Colaboratório propõe parcerias entre empresas e universidade
Cultura
Músicos dividem opiniões sobre a relação da arte com a política
Cidade
Após período de flexibilizações, Blumenau volta a registrar alta nos casos de COVID-19
Saúde
Síndrome da Visão do Computador: entenda as causas e saiba como se proteger
Tecnologia
Entenda de que forma a tecnologia assistiva atua na educação
Cultura
Banda blumenauense divulga cultura da música anos 80 nas redes sociais
Cotidiano
Adoção de animais durante a pandemia
Empreendedorismo
Empreender em meio à pandemia: por que não?