Menu
Busca Ter, 22 de outubro de 2019
(47) 99975-9521
Lazer

Criação de área social auxilia na evolução de comunidade em Jaraguá do Sul

Seriedade e evolução nos projetos sociais desenvolvidos no CEU

05 outubro 2019 - 14h00Por Heloísa Ristow

Um lugar que engloba tanto as áreas culturais, como sociais e esportivas, preparado para atender às necessidades da comunidade. O Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha – CEU foi inaugurado em 2016 e está localizado no bairro Vila Lenzi, em Jaraguá do Sul

 

Manoel Rosa, o Mestre Manequinha, foi uma celebridade nas manifestações folclóricas e carnavalescas, sendo o responsável por criar a primeira escola de samba de Jaraguá do Sul, a Estrela D’Alva, em 1938, e o grupo Boi de Mamão. O CEU leva então, o nome de um admirador das artes e um dos ícones da cultura afro no município. 

 

O Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha é um projeto social do Governo Federal criado a partir de critérios específicos com dinheiro do FIA (Fundo para Infância e Adolescência). Tais critérios trazem a necessidade de vulnerabilidade e baixa renda dos moradores dos bairros abrangentes e a necessidade de ter serviços gratuitos à comunidade, assim como também dispor dos espaços para que se possa utilizar dentro dos critérios legais.

 

O ambiente inclui sala de informática, biblioteca, cineteatro, auditório, pista de skate, salas multiúso, área de recreação, quadra poliesportiva, playground, pista de caminhada e equipamentos de ginástica ao ar livre. Tudo isso disponível e apto para ofertar práticas de serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência, inclusão digital, atividades culturais, esportivas e de lazer e formação e qualificação para o mercado de trabalho. Ou seja, ocupações das mais variadas áreas para todos os moradores.

Espaço extrerno do Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha

Volmar Max dos Santos Thibes, coordenador do CEU, comenta que o equipamento disponível no local é muito bom. “O que ainda é um desafio, é fazer a comunidade estar mais ativa e usufruindo do espaço que é seu, e o grupo gestor que é parte importante deste processo, não participa como deveria, ficando somente no papel.”, completa.

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da comunidade no entorno, as atividades desenvolvidas no CEU são totalmente gratuitas e alguns participantes competem em modalidades ali ofertadas. O Karatê é um esporte disponível, com o projeto “Karatê Pezzonia Kyoki”, idealizado pelo Sensei Nicola Pezzonia Junior. Alguns atletas envolvidos no projeto, disputam em campeonatos representando suas respectivas escolas.

 

Larissa Rafaela Lazzaris é um exemplo. Foi campeã da 3ª etapa do Campeonato Catarinense Escolar de Karatê, que aconteceu em Guaramirim no final de agosto. O Sensei Nicola ainda ressalta a importância que é para os atletas estarem participando dessas competições, porque os resultados demonstram a seriedade e evolução do projeto social que vem sido desenvolvido no CEU.

 

Neste mesmo local do Centro de Artes e Esportes Unificados, está o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, disponível para atender os bairros Vila Lenzi, Nova Brasília, Jaraguá Esquerdo, Água Verde, Chico de Paulo e Tifa Martins. Todas as ações feitas no CEU são interligadas com o CRAS, entre o setor social com o cultural e esportivo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto Social
Liga Super-Ação realiza trabalho voluntário em Blumenau
Terceira Idade
Atividade física traz saúde e inclusão social para a terceira idade
Doação
Referência no estado, Blumenau se torna a capital de Transplantes
Música
Conheça a história do guitarrista blumenauense Mazin Silva
Prevenção
O Medo das vacinas e a falta de abastecimento nos postos de saúde
Festas de Outubro
Casas noturnas e restaurantes mudam suas programações durante a Oktoberfest
Inclusão
Parajasc evidenciam força do paradesporto de Santa Catarina
Segurança
Violência doméstica impulsiona iniciativas de combate em Blumenau
Mobilidade Urbana
Uso de patinetes e bicicletas elétricos ganha força nas grandes cidades
Saúde
Jaraguá do Sul implementa projeto voltado a qualidade de vida da comunidade