Menu
Busca Ter, 22 de outubro de 2019
(47) 99975-9521
Turismo

Demanda do turismo blumenauense cresce a cada ano

Somente neste ano, até agosto, a cidade já recebeu 47.652 visitantes

26 setembro 2019 - 14h00Por Júlia Beatriz

Conhecida no Brasil inteiro por sua tradição Alemã e por ser oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja, Blumenau recebe anualmente muitos turistas, seja para visitar museus, conhecer cervejarias, aproveitar os diversos festivais que acontecem na cidade e curtir muito a Oktoberfest, maior festa alemã da América do Sul.  

Dados do Museu da Cerveja mostram que em 2017 a cidade recebeu 78.422 visitantes, entre eles nacionais e internacionais, e no ano de 2018 esse número subiu para 80.501, sendo que 74.365 eram turistas de diversas cidades do Brasil e 6.136 do exterior. Já em 2019, até o mês de agosto, 47.652 pessoas já passaram pela cidade.

Ainda conforme o Museu da Cerveja, a maior demanda do turismo são os meses de janeiro e julho, onde pais e filhos estão em férias escolares, e também outubro, mês que acontece a Oktoberfest. Em 2017, a cidade recebeu 8.752 turistas em janeiro, 11.103 em julho e 9.175 no mês de outubro. Já no ano passado, a demanda em janeiro foi maior, com um total de 12.003 visitantes, 9.949 nas férias de julho e 9.291 em outubro.

Blumenau recebe anualmente muitos turistas. Foto: Kako WaldrichBlumenau recebe atualmente muitos turistasCrédito: Kako Waldrich

Os turistas, quando decidem vir para Blumenau, gostam muito de visitar as cervejarias da cidade. A demanda durante o ano é grande, principalmente em época de Oktoberfest. Mesmo sem um controle estatístico, Rubens Deeke, gerente executivo da Bierland, afirma que em época de festas e feriadões, ocorre um aumento na procura por turistas. Já durante o inverno, as vendas na região acabam caindo. “Por ser uma característica do mercado, estamos no período de sazonalidade de inverno e as vendas de cerveja sempre caem um pouco nesta época. Por outro lado, o aumento da concorrência, a economia fraca, o baixo poder de compra do consumidor e a cerveja não ser um item fundamental, fazem com que as pessoas comprem menos ou abram mão da qualidade em razão do preço, um fenômeno que se sobressaiu mais do que o normal este ano. Acreditamos que, aos poucos, as vendas voltem a melhorar”, afirma.

Oktoberfest

Durante a época de festa, em outubro, Blumenau recebe muitos turistas. Dados da Assessoria da Vila Germânica mostram que em 2018, a festa recebeu um público geral de 592 mil visitantes e em 2017, foram ao total 568 mil pessoas prestigiando o evento.

Procurando sempre inovar nas atrações, a Oktoberfest traz novidades neste ano. “Estamos viabilizando a disposição de totens para aquisição de ingressos e também para compra e recarga do Oktober Karte em vários pontos da cidade, incluindo hotéis, para facilitar e dar mais comodidade aos nossos visitantes. Em relação às atrações, temos neste ano um aumento no número de desfiles, que sempre reúne milhares de pessoas na Rua XV de Novembro. Na segunda semana de festa, os desfiles ocorrem na terça, quinta e no sábado, fazendo com que o número total suba de seis para sete desfiles. Também teremos um aumento no número de bandas internacionais para esta edição”, afirma o secretário de turismo e lazer de Blumenau, Marcelo Greuel.

Anualmente, a média de visitação de turistas na festa é de 70% e o secretário acredita que 2019 deve ficar perto desta marca novamente. “Sabemos que temos uma edição que não terá o feriado e que isto pode ser um fator para que muitos visitantes deixem de comparecer à Oktoberfest Blumenau, mas a nossa expectativa é de superar o público em comparação com a edição anterior”, conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto Social
Liga Super-Ação realiza trabalho voluntário em Blumenau
Terceira Idade
Atividade física traz saúde e inclusão social para a terceira idade
Doação
Referência no estado, Blumenau se torna a capital de Transplantes
Música
Conheça a história do guitarrista blumenauense Mazin Silva
Prevenção
O Medo das vacinas e a falta de abastecimento nos postos de saúde
Festas de Outubro
Casas noturnas e restaurantes mudam suas programações durante a Oktoberfest
Inclusão
Parajasc evidenciam força do paradesporto de Santa Catarina
Segurança
Violência doméstica impulsiona iniciativas de combate em Blumenau
Mobilidade Urbana
Uso de patinetes e bicicletas elétricos ganha força nas grandes cidades
Saúde
Jaraguá do Sul implementa projeto voltado a qualidade de vida da comunidade