Menu
Busca Qua, 25 de novembro de 2020
(47) 99975-9521
Esporte

Equipes de Blumenau focam em torneios nacionais após cancelamento dos JASC

Time masculino de futsal e equipe feminina de vôlei do município buscam resultados positivos em campeonatos nacionais das categorias

22 outubro 2020 - 17h10Por Marco Aurélio Júnior

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) foram cancelados e, com isso, as equipes que participam de competições nacionais das suas modalidades mudaram o foco para a reta final de 2020. Os JASC estavam previstos para acontecer, inicialmente, no mês de novembro.

A cidade de Blumenau é a maior campeã dos Jogos Abertos, com 42 conquistas do título geral do evento. A tradição do município no esporte passa por muitas modalidades. Algumas delas, embora lamentem o cancelamento do JASC, aproveitaram este fato, ocorrido por causa da pandemia de COVID-19, para focar nas competições nacionais.

Um exemplo é dado pelo Blumenau Futsal, equipe masculina da modalidade. "A gente que vive os Jogos Abertos há tantos anos, sentimos a falta dele. Esperávamos que, mesmo de uma forma diferente, as coisas acontecessem. Mas infelizmente vivemos um momento diferente, e algumas cidades preferem não correr o risco da aglomeração, o que acredito ser um dos maiores motivos para o cancelamento", opinou Alexandre Jahn, auxiliar técnico do Blumenau Futsal.

Atual campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a equipe do Blumenau Futsal disputa a Liga Nacional e o Catarinense Série Ouro, que se tornaram foco do trabalho do time com o cancelamento do evento estadual. "Pra nós agora é focar na Liga e no estadual, com as dificuldades, com os testes que temos que fazer, com tudo que está envolvido. Não é fácil, mas agora é trabalhar para os projetos continuarem e a gente poder começar 2021 mais equilibrados", projeta Alexandre Jahn.

A Liga Nacional de Futsal já começou e Blumenau se encontrava, até o dia 13 de outubro de 2020, na última colocação do grupo B com uma vitória, dois empates e quatro derrotas. Porém a equipe de Blumenau tem o menor número de jogos, visto que teve apenas sete, enquanto as demais jogaram pelo menos nove partidas. O time líder do grupo, a equipe de Carlos Barbosa, por exemplo, tinha disputado 10 partidas até o dia 13 de outubro. Para acompanhar a tabela, clique aqui.

Equipe da Bluvolei diputa a segunda divisão nacional da modalidade. Foto: Bruna Evelin

Outra equipe que volta os olhares para uma competição nacional é a Bluvolei, equipe feminina de vôlei de Blumenau. Medalha de bronze nos JASC de 2019, o time comandado por Luis Henrique Mercante era apontado como um dos favoritos ao ouro nos Jogos Abertos de 2020.

"(O cancelamento dos JASC) é uma frustração grande para nossas atletas, porque Blumenau tem tradição nos JASC e, neste momento, estávamos com uma equipe bem reforçada, até na expectativa de buscar as melhores posições nos Jogos Abertos", comenta Luis Henrique Mercante.

Desde 2019, a Bluvolei disputa a Superliga B, equivalente à segunda divisão nacional da modalidade. Na temporada anterior, a equipe acabou terminando na quinta colocação. Em 2020, o time buscou reforços para buscar o acesso para a elite do voleibol nacional.

"Estamos nos planejando nesse momento para o nosso retorno aos treinamentos de forma responsável, seguindo os protocolos propostos pela Confederação Brasileira. No final de novembro teremos o campeonato estadual adulto, em Blumenau, e na sequência, logo na virada do ano, o início da nossa busca pela elite do voleibol, com a disputa da Superliga B", explica o treinador.

"Estamos nesse momento nos bastidores buscando nos preparar para montar um grupo qualificado para, quem sabe, subir para a Superliga 2021/22", projeta Mercante.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cotidiano
Black Friday e Natal trazem desafios para comércio e consumidores
Empreendedorismo
Instagram como plataforma de vendas: lives impulsionam resultado de lojas físicas
Economia
Colaboratório propõe parcerias entre empresas e universidade
Cultura
Músicos dividem opiniões sobre a relação da arte com a política
Cidade
Após período de flexibilizações, Blumenau volta a registrar alta nos casos de COVID-19
Saúde
Síndrome da Visão do Computador: entenda as causas e saiba como se proteger
Tecnologia
Entenda de que forma a tecnologia assistiva atua na educação
Cultura
Banda blumenauense divulga cultura da música anos 80 nas redes sociais
Cotidiano
Adoção de animais durante a pandemia
Empreendedorismo
Empreender em meio à pandemia: por que não?