Menu
Busca Qua, 13 de novembro de 2019
(47) 99975-9521
Superação

Exposição fotográfica destaca o enfrentamento contra o câncer

Um grupo, com cerca de 30 mulheres do Vale do Itajaí, realizaram um ensaio fotográfico para mostrar a beleza e a força das mulheres que enfrentam o câncer

31 outubro 2019 - 14h00Por Elisiane Roden

O diagnostico de câncer impacta a vida de milhares de mulheres todos os dias. De acordo com O Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas em 2019, foram estimados mais de 59.700 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de aproximadamente de 51,29 a cada 100 mil mulheres.

Todos os dias histórias de superação e desafios enfrentados por quem entra na luta contra o câncer, são contadas. É por isso que um grupo de 30 mulheres que passam por diferentes estágios do tratamento da doença, no Vale do Itajaí, intituladas de “As Super Poderosas”, participou de um ensaio fotográfico como modelos,  com o intuito de retratar a batalha diária contra o câncer, sem deixar a autoestima e a vontade de vencer a doença de lado.

.

Parte do Grupo "As Super Poderoras" Foto: Cinara Muller

O grupo foi idealizado por Rafaele Vancini, que em 2015 foi diagnosticada com câncer de mama. Após descobrir a doença, Rafaele criou uma rede de apoio através do Whatapp, em que no grupo é relatado o cotidiano de mulheres que conviveram com o câncer. E foi a partir deste momento, que ela teve a idéia de produzir um ensaio fotográfico intitulado “A Beleza Além do Câncer”.

Essas mulheres acreditam que as fotos são um meio de chamar a atenção para a doença de uma maneira diferente. Elas querem mostrar que é possível seguir em frente e vencer o câncer. As fotos, além de transmitir a força dessas mulheres, também revelam como cada mulher fica em diferentes estágios do câncer. “A beleza e a determinação daquela que está iniciando o tratamento, a beleza e a coragem de quem está no meio do caminho e a beleza e a alegria daquela que já terminou esse capítulo da sua vida” destaca Rafaele.

O ensaio foi realizado pela fotografa Nanda Farias e está na sua segunda edição. Em outubro de 2016, As Super Poderosas se reuniram em Blumenau para a primeira mostra da exposição “A Beleza Além do Câncer”, neste ano, a exposição foi iniciada em Gaspar e depois passará por outras cidades do Vale do Itajaí.  “Nossa intenção é mostrar ao mundo que podemos ser lindas e podemos realizar nossas atividades cotidianas, mesmo que com algumas limitações durante o tratamento”, finaliza Rafaele.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Movimento Social
O Vale Europeu também tem Rap
Sustentabilidade
Coleta Seletiva de Blumenau cresce 96% em 2019
Comunidade
Catarinenses se unem para fazer um Natal melhor através da solidariedade
Segurança
Cai o número de furtos em residências de Blumenau
Saúde
A importância do acompanhamento oftalmológico infantil
Cultura
Sasha Benner Bauer é a nova rainha da 37ª Oktoberfest
Oktoberfest Blumenau
Primeiro fim de semana da Oktoberfest de Blumenau bate recorde de público
Esporte
Pela primeira vez, Blumenau será sede dos Jogos Escolares da Juventude
Saúde
Casos de Sífilis aumentam 200% em Blumenau
Projeto Social
Trabalhando para fazer o bem: Trapamédicos levam alegria aos hospitais de Blumenau