Menu
Busca Qua, 13 de novembro de 2019
(47) 99975-9521
Sustentabilidade

Mais de 650 mil copos descartáveis foram recolhidos na Oktoberfest 2019, o equivalente a 3,6 toneladas

Projeto Oktober Consciente sensibilizou foliões sobre o uso de plástico durante a festa

30 outubro 2019 - 13h45Por Ingrid Leonel

A 36° edição da festa mais alemã das Américas chegou ao fim. Quem passou pelo Parque da Vila Germânica pôde ver uma lixeira gigante de seis metros de altura, localizada na entrada do setor 1, dentro do local era possível fazer o descarte dos copos plásticos usados durante os dezenove dias da festa. A lixeira gigante é uma parceria da NSC TV, reforçando a idéia da sustentabilidade. Para os foliões que acumularam 50 unidades de copos plásticos, e levaram até o estande da “Oktober Consciente” puderam realizar a troca por um copo reutilizável de acrílico, como prêmio e lembrança da festa.

Diretor do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE) com copos reutilizáveis Foto: Divulgação/IGE

A oktoberfest terminou no último domingo (27), com um público de 576 mil pessoas. O que ainda não chegou ao fim foi às quantidades de copos plásticos usados pelos foliões. Segundo o Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), foram recolhidos este ano mais de 650 mil copos descartáveis, superando o número do ano passado, gerando satisfação pelo sucesso do descarte consciente. Mas, você já parou para pensar o que são feitos com todos esses resíduos?

O Instituto Gigantes da Ecologia (IGE) procurou alternativas e criou o Projeto “Oktober Consciente”, com o intuito de levar à reflexão do descarte incorreto de resíduos. “O projeto foi concebido pelo IGE em 2014 e apresentado para os organizadores do evento na época. Ele previa diversas ações de sustentabilidade, começando com o mapeamento de todos os resíduos produzidos na Oktoberfest”, explica o Diretor do Instituto, Joel Dias.

“O Projeto Okotober Consciente, chegou neste ano na sua segunda edição, com o propósito de agir na educação das pessoas que passam pela festa”, comenta o Diretor. Joel também conta que o projeto “Oktober Consciente” já tem planos de novas ações diferenciadas para o ano que vem.

O material será transformado em mobiliário sustentável para projetos de Educação Ambiental em escolas públicas da região, a ação conta com parceria da Prefeitura de Blumenau por meio da SAMAE. As escolas selecionadas passaram anteriormente pelo Programa de Educação em Saneamento (PES) e serão premiadas com móveis gerados a partir dos copos plásticos usados na festa. Três escolas municipais e uma estadual foram escolhidas para receber cada uma três bancos e três conjuntos de mesas com banquetas.

Copos usados na Oktoberfest ganham vida para dentro de escolas em Blumenau. Foto: Arquivo IGE/ Carbo Brasil

O material recolhido será realizado pela empresa Carbo Brasil, em parceria com o SAMAE de Blumenau, o sócio-proprietário Ricardo Lavina, explica como é o processo de conversão dos copos plásticos. “A máquina faz o derretimento desses plásticos por atrito, não usando nenhum tipo de termo ativo pra derreter, já que o aquecimento é devido ao atrito desses materiais na nossa máquina, que é uma misturadora, e aí ela gera esse aquecimento por atrito que vira uma massa, essa massa posteriormente a gente joga numa prensa com um molde, uma vez prensada nesse formato do molde essa massa plástica fica no formato certo. Tudo para transformar esses resíduos que normalmente iriam para aterros sanitários”, afirma.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Movimento Social
O Vale Europeu também tem Rap
Sustentabilidade
Coleta Seletiva de Blumenau cresce 96% em 2019
Comunidade
Catarinenses se unem para fazer um Natal melhor através da solidariedade
Segurança
Cai o número de furtos em residências de Blumenau
Saúde
A importância do acompanhamento oftalmológico infantil
Cultura
Sasha Benner Bauer é a nova rainha da 37ª Oktoberfest
Oktoberfest Blumenau
Primeiro fim de semana da Oktoberfest de Blumenau bate recorde de público
Esporte
Pela primeira vez, Blumenau será sede dos Jogos Escolares da Juventude
Saúde
Casos de Sífilis aumentam 200% em Blumenau
Projeto Social
Trabalhando para fazer o bem: Trapamédicos levam alegria aos hospitais de Blumenau