Menu
Busca Qua, 13 de novembro de 2019
(47) 99975-9521
Cultura

Museu histórico de Jaraguá do Sul passa por reformas

Essa foi a primeira grande obra realizada no museu desde a sua inauguração em 1940

27 outubro 2019 - 14h30Por Heloisa Ristow

Desde a inauguração do Museu Histórico Emílio da Silva em1940, a primeira grande reforma que o patrimônio sofreu em toda história foi iniciada em maio deste ano. A previsão para abertura será no próximo mês, em novembro, trazendo vida novamente para os ambientes culturais de Jaraguá do Sul.

O Museu Histórico é uma área cultural da cidade que não foi abandonada, pelo contrário, está sendo restaurada para manter a história intacta. Além disso, os patrimônios históricos da cidade mantêm uma parceria, como por exemplo o Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel. Vários documentos expostos no Museu são cópias dos arquivos originais, guardados no arquivo histórico. Isso se dá devido ao cuidado e preocupação com a história da cidade.

O Museu Emílio conta com salas diferenciadas para educação, imagem, som, entre outros, que causam um impacto positivo no ensino das crianças. Por causa das variadas temáticas, os professores trazem os alunos em prol de uma ação educativa no Museu. Além da visita, os monitores do Museu fazem atividades lúdicas com os visitantes, voltada a casa visita específica. O público-alvo do Museu Emílio são as escolas, porque acaba-se estudando o bairro, o município, a população e os assuntos ensinados em sala de aula conseguem ser visualizado de forma prática com as salas temáticas. A visita ao Museu também pode se tornar um evento para a família no final de semana. As crianças vão com a escola e se interessam, convencendo assim os pais de conhecerem o local.

Uma das salas temáticas do Museu Histórico Emílio da Silva/ Foto: Dinalberto de Lucca Moreira

Ivana Cavalcanti, diretora do Museu Histórico Emílio da Silva comenta que no final do ano o patrimônio recebe muitos visitantes de outras cidades e até países. Ressalta também a presença de haitianos e venezuelanos, que muitas vezes moram na cidade e querem conhecer um pouco mais da história.

O calendário de eventos do Museu conta com exposições temporárias que são agendadas por temas diversificados como flechas indígenas, fauna da região, caixa de noivos e o lar das flores faz uma exposição de quadros com os sentimentos dos idosos.

Para auxiliar em todo esse processo, o local precisa de um museólogo e historiador, sendo possível o entendimento do assunto através de cursos. De todas as divisões dentro do museu e das peças expostas, o local conta com a reserva técnica que é considerada o coração do museu. É um espaço que existe para realizar o restauro de peças e a manutenção delas.

 

Reserva técnica do Museu Histórico Emílio da Silva

Dentro da reserva técnica, existe o laboratório de restauração e documentação, com a função de guardar o acervo não exposto. Portanto, as precauções especiais quanto à sua proteção contra roubo, localização, incêndio e condições ambientais, precisam ser observadas conforme Manual de Orientação Museologia e Museográfica (1987).

As milhares de peças reunidas no local estão acondicionadas em caixas de diferentes formas e tamanhos, onde na parte externa são anotadas as principais características da peça, como: origem, datação e descrição física, quando é possível conseguir estas informações. Ao longo de três décadas, o Museu conseguiu reunir 5 mil peças, aproximadamente. As peças ali guardadas são de procedência do meio familiar, comercial e industrial. Juntas, revelam a identidade étnica e cultural de Jaraguá do Sul, há mais de um século.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Movimento Social
O Vale Europeu também tem Rap
Sustentabilidade
Coleta Seletiva de Blumenau cresce 96% em 2019
Comunidade
Catarinenses se unem para fazer um Natal melhor através da solidariedade
Segurança
Cai o número de furtos em residências de Blumenau
Saúde
A importância do acompanhamento oftalmológico infantil
Cultura
Sasha Benner Bauer é a nova rainha da 37ª Oktoberfest
Oktoberfest Blumenau
Primeiro fim de semana da Oktoberfest de Blumenau bate recorde de público
Esporte
Pela primeira vez, Blumenau será sede dos Jogos Escolares da Juventude
Saúde
Casos de Sífilis aumentam 200% em Blumenau
Projeto Social
Trabalhando para fazer o bem: Trapamédicos levam alegria aos hospitais de Blumenau