Menu
Busca Qua, 25 de novembro de 2020
(47) 99975-9521
Tecnologia

O impacto que a tecnologia 5G vai trazer para o Brasil

Saiba mais sobre a quinta geração da telefonia móvel

06 novembro 2020 - 14h10Por Natiele de Oliveira

A tecnologia reinventa muito da rotina das pessoas diariamente, inovando com a criação de aplicativos, novos softwares e funcionalidades, além de maneiras para auxiliar a comunidade e empresas. Um exemplo disso é a tecnologia 5G, que tem leilão previsto no Brasil para 2021. 

A internet 5G já é implantada em alguns países da Europa e cidades dos Estados Unidos. Porém, no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a proposta de edital do leilão do 5G em fevereiro de 2020. O debate estava previsto para ocorrer ainda em 2020, mas, com a pandemia do novo coronavírus, a agenda sofreu atraso e, agora, a expectativa é de que ocorra somente em 2021.  

Mas afinal, o que é a Tecnologia 5G? 

A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. A proposta é trazer muito mais agilidade, tempo de resposta mais rápido aos comandos, cobertura mais ampla e eficaz, transferências de dados maiores, maior capacidade para suportar conexões realizadas ao mesmo tempo, velocidade mais rápida de conexão à internet no celular, diminuição do tempo de downloads e uploads e algumas novidades como objetos conectados e cidades inteligentes. 

Para entender melhor: a quarta geração da internet móvel, 4G, entrega uma velocidade aproximada de 20 megabytes por segundo (Mpbs). O 5G pode ter cerca de 10 gigabytes por segundo (Gbps) – número muito maior do que o que conhecemos hoje. Além disso, a nova geração promete a conexão de até 1 milhão de dispositivos conectados simultaneamente a cada quilômetro quadrado. 

O impacto da Tecnologia 5G 

As previsões de impacto do 5G no Brasil e no mundo comprovam que, de fato, o “futuro idealizado” se aproxima cada vez mais. Estar preparado passa a ser uma questão de sobrevivência, enquanto quem se antecipa pode criar diferenciais determinantes para o futuro de um negócio.

O agronegócio, indústria, cidade e a saúde serão as quatro áreas prioritárias para o uso em larga escala da Internet das Coisas (IoT), segundo uestudo feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.  

Importância do 5G no Brasil 

A tecnologia 5G não vem apenas para deixar a navegação na internet mais rápida. A expectativa é a de que o 5G represente um avanço importante como sociedade. Graças a sua velocidade e cobertura, estima-se que o 5G possa, em muitos casos, substituir até mesmo as redes domésticas de wi-fi 

Quem poderá utilizar essa internet? 

A princípio, o serviço só poderá ser utilizado pelos clientes que tiverem o Motorola Edge, que chega ao mercado por cerca de R$ 6.999. Atualmente, ele é o único celular compatível com o 5G à venda no país. 

Na teoria, as regiões mais afastadas poderão ter acesso. Nas áreas rurais, para as operadoras pode ser mais viável construir antenas e dar roteadores 5G do que passar fios de fibra por baixo da terra para a casa de cada cliente, algo mais caro. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cotidiano
Black Friday e Natal trazem desafios para comércio e consumidores
Empreendedorismo
Instagram como plataforma de vendas: lives impulsionam resultado de lojas físicas
Economia
Colaboratório propõe parcerias entre empresas e universidade
Cultura
Músicos dividem opiniões sobre a relação da arte com a política
Cidade
Após período de flexibilizações, Blumenau volta a registrar alta nos casos de COVID-19
Saúde
Síndrome da Visão do Computador: entenda as causas e saiba como se proteger
Tecnologia
Entenda de que forma a tecnologia assistiva atua na educação
Cultura
Banda blumenauense divulga cultura da música anos 80 nas redes sociais
Cotidiano
Adoção de animais durante a pandemia
Empreendedorismo
Empreender em meio à pandemia: por que não?