Menu
Busca Qua, 25 de novembro de 2020
(47) 99975-9521
Empreendedorismo

Especialistas projetam que 2020 poderá registrar recorde de empreendedorismo no país

Redução do emprego formal no ano marcado pela pandemia do novo coronavírus explicaria aumento histórico no surgimento de novos negócios

03 novembro 2020 - 17h10Por Maria Luiza de Almeida Küster

Em meio aos diferentes desafios e crises provocadas pela pandemia do novo coronavírus em 2020, este ano promete ser histórico em relação ao empreendedorismo. Segundo reportagem do portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios, o Brasil deve atingir o maior patamar de novos empreendedores dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou à frente de um empreendimento com até 3,5 anos de atividade.

Os dados citados pelo portal foram coletados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

O que é o GEM?


O Global Entrepreneurship Monitor é um consórcio formado por várias equipes nacionais associadas a renomadas instituições acadêmicas que desenvolvem projetos de pesquisa sobre o empreendedorismo no mundo todo.

A pesquisa desenvolvida pelo GEM e citada no início desta matéria é a única de âmbito global focada em empreendedorismo. Ela é realizada anualmente com indivíduos empreendedores. A coleta de dados está sendo realizada há 20 anos e já envolveu pouco mais de 200 mil entrevistados. Outros números mostram a relevância deste trabalho: pouco mais de 100 economias participantes; cerca de 500 especialistas em empreendedorismo consultados por ano; 300 instituições acadêmicas e de pesquisa envolvidas e 200 instituições patrocinadoras.

Segundo a classificação do GEM, empreendedorismo é qualquer tentativa de criação de um novo empreendimento, seja uma atividade autônoma e individual, uma nova empresa ou a expansão de um empreendimento existente.

No ano de 2019, a pesquisa apontou que o Brasil atingiu a taxa de 38,7% de empreendedorismo total, sendo superior à do ano anterior e a segunda mais alta da série histórica.

A pesquisa realizada pela GEM Brasil também prourou saber a motivação das pessoas para empreender, conforme citado abaixo:

Os dados mostram o crescimento do empreendedorismo desde 2018. Como um dos reflexos da pandemia do novo coronavírus em 2020 foi o aumento do desemprego, com a redução das oportunidades de emprego formal, uma das tendências apontadas pelo GEM é o aumento do empreendedorismo como uma das formas das pessoas buscarem fonte de renda própria durante este período.

“Como um dos resultados da pandemia do novo coronavírus, acreditamos que neste ano de 2020, o grupo dos empreendedores iniciais cresça e atinja o novo recorde histórico, com uma proporção de 25% do total da população adulta. Este número, segundo nossa projeção, será puxado pelas mulheres, pelas pessoas negras, em geral, os grupos que mais costumam ser afetados pelo crescimento do desemprego”, projeta Carlos Melle, diretor do Sebrae em entrevista para o portal Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Em entrevista para o portal G1, o gerente regional do Sebrae na Serra Catarinense, Altenir Agostini, afirma que a procura para formalização de pequenas empresas aumentou durante a pandemia do novo coronavírus.

Um dos sinais deste aumento projetado pelo GEM e pelo Sebrae na Serra Catarinense pode ser visto em Blumenau quando o usuário acessa aplicativos como o iFood e o Instagram. Nestes locais, é possível notar o oferecimento maior de opções de e-commerce e de serviços de alimentação na cidade. 

Acesse a pesquisa GEM 2019 na íntegra clicando neste link.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cotidiano
Black Friday e Natal trazem desafios para comércio e consumidores
Empreendedorismo
Instagram como plataforma de vendas: lives impulsionam resultado de lojas físicas
Economia
Colaboratório propõe parcerias entre empresas e universidade
Cultura
Músicos dividem opiniões sobre a relação da arte com a política
Cidade
Após período de flexibilizações, Blumenau volta a registrar alta nos casos de COVID-19
Saúde
Síndrome da Visão do Computador: entenda as causas e saiba como se proteger
Tecnologia
Entenda de que forma a tecnologia assistiva atua na educação
Cultura
Banda blumenauense divulga cultura da música anos 80 nas redes sociais
Cotidiano
Adoção de animais durante a pandemia
Empreendedorismo
Empreender em meio à pandemia: por que não?