Menu
Busca Sex, 05 de junho de 2020
(47) 99975-9521
Educação

Programa de Educação para a Vida

Em Blumenau, projeto Pepe e Pevi auxilia mães durante o contraturno escolar

23 setembro 2019 - 13h37Por Rebeca Nogueira

Um problema muito comum relatado por mães , é que muitas vezes precisam se ausentar ou chegar mais tarde no trabalho para cuidar dos filhos. Diante de imprevistos que surgem no o dia a dia com seus filhos, muitas acabam se prejudicando dentro do trabalho. Uma pesquisa feita pelo Catho, empresa brasileira de classificados, aponta que 30% das mulheres deixam o trabalho para cuidar dos filhos.

Em Blumenau, existe uma iniciativa de voluntárias no contraturno escolar que auxiliam tanto as crianças como as mães na jornada de trabalho, é o caso do projeto Pepe e Pevi. A iniciativa é aberta para comunidade, mas prioriza crianças carentes e de baixa renda. Atualmente o projeto comporta 52 crianças em quatro turmas, separados por idade.

Beatriz Resende, coordenadora do Pepe e Pevi no Bairro Itoupava Norte, conta como é a rotina das crianças no contraturno escolar. “Criamos uma rotina para as crianças durante todo projeto, o currículo é composto com várias oficinas, como oficina da sabedoria, natureza, matemática, jiu-jitsu, higiene e muitas outras’’, comenta a gestora. Além do apoio durante o contraturno, as crianças recebem suporte e acompanhamento fora do projeto, as voluntárias do Pepe ajudam as famílias com assistência psicológica e dentária.

O Pepe e Pevi, ensina princípios cristãos, ao ingressarem no projeto os pais ou responsáveis assinam um termo de responsabilidade, ficando ciente de todas as atividades ensinadas dentro do programa. Daniele Cordeiro, mãe de uma das crianças do Pepe fala sobre a importância da iniciativa na vida dela. “É muito bom saber que o meu filho está no contraturno de aula e também em um lugar seguro, com princípios corretos. Os ensinamentos e os momentos que o projeto proporciona, como homenagens do dia das mães, é algo que fica para sempre no coração dos pais”, conclui Daniele.

 Em Santa Catarina existem mais 15 unidades do Pepe e Pevi, sendo três delas em Blumenau. O projeto conta com doações esporádicas e colaborações oriundas do sistema de apadrinhamento para funcionar. O atendimento prestado compreende alimentação saudável, educação e material escolar.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Futebol em Blumenau: perspectivas para uma cidade sem estádios
Cultura
Ayahuasca em SC: difusão de chá amazônico servido em rituais ganha força no Estado
Rede Social
Mães no Instagram: histórias compartilhadas e a criação de uma comunidade
Esporte
Coronavírus: As dificuldades da imprensa esportiva do Vale do Itajaí
Empreendedorismo
Mulheres empreendedoras: conheça histórias inspiradoras de lideranças do Vale do Itajaí
Perfil
Quebrando paradigmas: conheça a história da bombeira militar Carolina
Coronavírus
Jornalismo na Pandemia: o cotidiano dos profissionais da área em SC
Entretenimento
Empreendedorismo em podcast: quem faz o Donas da [email protected]#$% Toda
Podcast
Podcasts para ouvir durante a quarentena
Comércio
Comércio de rua abre as portas com restrições no atendimento