Menu
Busca Ter, 22 de outubro de 2019
(47) 99975-9521
Educação

Programa de Educação para a Vida

Em Blumenau, projeto Pepe e Pevi auxilia mães durante o contraturno escolar

23 setembro 2019 - 13h37Por Rebeca Nogueira

Um problema muito comum relatado por mães , é que muitas vezes precisam se ausentar ou chegar mais tarde no trabalho para cuidar dos filhos. Diante de imprevistos que surgem no o dia a dia com seus filhos, muitas acabam se prejudicando dentro do trabalho. Uma pesquisa feita pelo Catho, empresa brasileira de classificados, aponta que 30% das mulheres deixam o trabalho para cuidar dos filhos.

Em Blumenau, existe uma iniciativa de voluntárias no contraturno escolar que auxiliam tanto as crianças como as mães na jornada de trabalho, é o caso do projeto Pepe e Pevi. A iniciativa é aberta para comunidade, mas prioriza crianças carentes e de baixa renda. Atualmente o projeto comporta 52 crianças em quatro turmas, separados por idade.

Beatriz Resende, coordenadora do Pepe e Pevi no Bairro Itoupava Norte, conta como é a rotina das crianças no contraturno escolar. “Criamos uma rotina para as crianças durante todo projeto, o currículo é composto com várias oficinas, como oficina da sabedoria, natureza, matemática, jiu-jitsu, higiene e muitas outras’’, comenta a gestora. Além do apoio durante o contraturno, as crianças recebem suporte e acompanhamento fora do projeto, as voluntárias do Pepe ajudam as famílias com assistência psicológica e dentária.

O Pepe e Pevi, ensina princípios cristãos, ao ingressarem no projeto os pais ou responsáveis assinam um termo de responsabilidade, ficando ciente de todas as atividades ensinadas dentro do programa. Daniele Cordeiro, mãe de uma das crianças do Pepe fala sobre a importância da iniciativa na vida dela. “É muito bom saber que o meu filho está no contraturno de aula e também em um lugar seguro, com princípios corretos. Os ensinamentos e os momentos que o projeto proporciona, como homenagens do dia das mães, é algo que fica para sempre no coração dos pais”, conclui Daniele.

 Em Santa Catarina existem mais 15 unidades do Pepe e Pevi, sendo três delas em Blumenau. O projeto conta com doações esporádicas e colaborações oriundas do sistema de apadrinhamento para funcionar. O atendimento prestado compreende alimentação saudável, educação e material escolar.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto Social
Liga Super-Ação realiza trabalho voluntário em Blumenau
Terceira Idade
Atividade física traz saúde e inclusão social para a terceira idade
Doação
Referência no estado, Blumenau se torna a capital de Transplantes
Música
Conheça a história do guitarrista blumenauense Mazin Silva
Prevenção
O Medo das vacinas e a falta de abastecimento nos postos de saúde
Festas de Outubro
Casas noturnas e restaurantes mudam suas programações durante a Oktoberfest
Inclusão
Parajasc evidenciam força do paradesporto de Santa Catarina
Segurança
Violência doméstica impulsiona iniciativas de combate em Blumenau
Mobilidade Urbana
Uso de patinetes e bicicletas elétricos ganha força nas grandes cidades
Saúde
Jaraguá do Sul implementa projeto voltado a qualidade de vida da comunidade