Menu
Busca Sex, 24 de janeiro de 2020
(47) 99975-9521
População Pet

Região Sul do Brasil é a terceira colocada em população pet do país, aponta estudo

Santa Catarina é destaque na população de peixes de estimação, ficando atrás apenas de São Paulo

14 agosto 2019 - 16h40Por Edemir Júnior

O Instituto Pet Brasil revelou dados atualizados sobre a população de animais de estimação em todo Brasil. Segundo números levantados pelo IBGE e atualizados pelo Instituto Pet Brasil, em 2018 foram contabilizados no país 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. A estimativa total chega a 139,3 milhões de animais de estimação. Em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais, últimos dados disponíveis quando a consulta foi feita pelo IBGE.

O levantamento também mapeou onde estão os pets por estado e regiões do Brasil. A região Sul é a terceira colocada no ranking nacional: concentra cerca de 17,6% dos animais, atrás do Sudeste e do Nordeste, com 47,4% e 21,4%, respectivamente. Centro-Oeste, com 7,2% e Norte, com 6,3%, completam a lista.
 
O destaque vai para o crescimento de casas que escolhem o gato como animal de estimação. No acumulado, esse foi o animal que mais cresceu, com alta de 8,1% desde 2013. Em seguida, os pets que acumularam maior crescimento nos lares brasileiros foram os peixes com 6,1%. Répteis e pequenos mamíferos registraram alta de 5,7%; aves, 5% e cães, crescimento de 3,8% em sua população. A média geral é de 5,2%. Um dos motivos apontados pelo levantamento para a grande diferença de população pet nas regiões, é a menor densidade populacional nesses estados quando comparados aos estados de outras regiões do país.

Mais de um quarto dos pets brasileiros estão em São Paulo. Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro aparecem em segundo e terceiro com a maior concentração, com 10,1% e 8,8%, respectivamente.

Espécies em cada estado do país

Também é possível traçar um perfil da concentração de animais por unidade e por categoria, entre cães, gatos, aves e peixes. A maior concentração de gatos no país está nos estados de São Paulo (21,6%), Rio de Janeiro (9,1%), Minas Gerais (7,2%) e Rio Grande do Sul (7,2%). Em relação aos cães, nota-se maior representatividade nos estados de São Paulo (24,5%) e Minas Gerais (10,0%). O mesmo ocorre na concentração de aves, também é maior nesses estados. A maior concentração de peixes ocorre em São Paulo (47,1%), Santa Catarina (9,8%) e Minas Gerais (9%).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Revista
Vozes: Criando raízes no Brasil
Segurança
Casos de Feminicídio seguem aumentando em Santa Catarina
Saúde
Campanha Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele
Entrevista
Desafios de comunicação da ONU
Turismo
Regiões afastadas em Blumenau são novas apostas no turismo
Coletivo
Rede de vizinhos busca melhorar segurança nas ruas e comunidades
Política
Cabem todas as vozes na Câmara?
Coletivo
De onde vêm os nomes das comunidades blumenauenses?
Cidade
Blumenau 2050 renova a esperança de levar a comunidade à Prainha
Agricultura
Vida rural em meio à urbana