Menu
Busca Sb, 24 de agosto de 2019
(47) 99975-9521
População Pet

Região Sul do Brasil é a terceira colocada em população pet do país, aponta estudo

Santa Catarina é destaque na população de peixes de estimação, ficando atrás apenas de São Paulo

14 agosto 2019 - 16h40Por Edemir Júnior

O Instituto Pet Brasil revelou dados atualizados sobre a população de animais de estimação em todo Brasil. Segundo números levantados pelo IBGE e atualizados pelo Instituto Pet Brasil, em 2018 foram contabilizados no país 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. A estimativa total chega a 139,3 milhões de animais de estimação. Em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais, últimos dados disponíveis quando a consulta foi feita pelo IBGE.

O levantamento também mapeou onde estão os pets por estado e regiões do Brasil. A região Sul é a terceira colocada no ranking nacional: concentra cerca de 17,6% dos animais, atrás do Sudeste e do Nordeste, com 47,4% e 21,4%, respectivamente. Centro-Oeste, com 7,2% e Norte, com 6,3%, completam a lista.
 
O destaque vai para o crescimento de casas que escolhem o gato como animal de estimação. No acumulado, esse foi o animal que mais cresceu, com alta de 8,1% desde 2013. Em seguida, os pets que acumularam maior crescimento nos lares brasileiros foram os peixes com 6,1%. Répteis e pequenos mamíferos registraram alta de 5,7%; aves, 5% e cães, crescimento de 3,8% em sua população. A média geral é de 5,2%. Um dos motivos apontados pelo levantamento para a grande diferença de população pet nas regiões, é a menor densidade populacional nesses estados quando comparados aos estados de outras regiões do país.

Mais de um quarto dos pets brasileiros estão em São Paulo. Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro aparecem em segundo e terceiro com a maior concentração, com 10,1% e 8,8%, respectivamente.

Espécies em cada estado do país

Também é possível traçar um perfil da concentração de animais por unidade e por categoria, entre cães, gatos, aves e peixes. A maior concentração de gatos no país está nos estados de São Paulo (21,6%), Rio de Janeiro (9,1%), Minas Gerais (7,2%) e Rio Grande do Sul (7,2%). Em relação aos cães, nota-se maior representatividade nos estados de São Paulo (24,5%) e Minas Gerais (10,0%). O mesmo ocorre na concentração de aves, também é maior nesses estados. A maior concentração de peixes ocorre em São Paulo (47,1%), Santa Catarina (9,8%) e Minas Gerais (9%).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Colmeia acontece este fim de semana em Blumenau
Música
O amor pelo rock e a luta pelo sonho
Educação
Novo CEI da Água Verde começa a atender na próxima semana
Podcast
História em Áudio (Faixa 1) - II Guerra Mundial
Inovação no estado
Santa Catarina inova ao criar Rede de Inteligência do Turismo
Eventos
Concerto das Rosas ocorre no dia 31 de agosto, em Blumenau
Cultura
Agenda Cultural do Tal: programação para aproveitar o fim de semana
Notícias
Pesquisa estuda composto que pode amenizar os sintomas do mal de Alzheimer
Arte
De geração para geração: Teatro Biriba transmite alegria por onde passa
Timbó
Feira do Livro de Timbó reúne grande público em cinco dias de muitas atrações