Menu
Busca Ter, 16 de julho de 2019
(47) 99975-9521
Prevenção

Simulados capacitam equipes de unidades educacionais para emergências

Treinamentos ocorreram na quinta e sexta-feira, na rede municipal de ensino

07 julho 2019 - 16h01Por Aline Franzoi Santos Fleith

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, o simulado de emergência nas 123 unidades educacionais. No primeiro dia foram as escolas e no segundo, os Centros de Educação Infantil (CEIs).

A ação integrou o calendário de ações do Julho Laranja, voltado para a conscientização e prevenção de desastres. Faz parte da política de prevenção adotada pela Semed desde 2013, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas unidades. A novidade deste ano foi a realização do simulado na educação infantil.

“Esse treinamento com Centros de Educação Infantil é inédito no país”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Lueders. “A prevenção é sempre a melhor saída e quando falamos de educação infantil, a evacuação em uma situação de emergência exige mais cuidado, porque envolve crianças menores e bebês”.

Juntos, os simulados realizados em escolas e CEIs abrangeram cerca de 35 mil crianças e adolescentes em toda a cidade. No CEI Edgar Sasse, no bairro Fortaleza, o exercício contou ainda com a participação da Defesa Civil e dos Bombeiros. Para dar mais veracidade ao treinamento, foi utilizada máquina de fumaça no refeitório e uma servente fingiu estar ferida.

Em quatro minutos, todas as 192 crianças que estavam no CEI foram levadas pelos professores para a rua e com mais dois minutos chegaram ao local sinalizado como abrigo, na Associação Flórida. Nesse mesmo tempo, chegaram os bombeiros e, logo em seguida, a equipe da Defesa Civil.

“Já tivemos o curso de primeiros socorros e agora esse simulado. Esse tipo de treinamento que a secretaria promove conosco é bem importante. Agora, nós profissionais sabemos como temos que agir em um caso real”, afirmou a diretora do CEI, Elissandra da Silva Viana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Gastronomia
Inscrições para a 6ª edição do BlumenKuchen estão abertas
Cultura
Biblioteca leva histórias aos pacientes do Santo Antônio
Inverno
Zoológico de Pomerode realiza adaptações para manter os animais aquecidos
Agenda
Confira programas para fazer neste fim de semana
Cultura
Resenha: Pendular, o definhar em partes de um relacionamento em crise
Julho Amarelo
Julho é considerado o mês de prevenção e conscientização das hepatites virais
Cultura
Iniciou nesta segunda-feira (8) a venda de ingressos para a 36ª edição da Oktoberfest
Saúde
Macaco morto por Febre Amarela é encontrado em Santa Catarina
Inverno
Prefeituras de Santa Catarina intensificaram ações para acolher pessoas em situação de rua
Meio Ambiente
Mata Atlântica: a importância para a vida