Menu
Busca Ter, 22 de outubro de 2019
(47) 99975-9521
Prevenção

Simulados capacitam equipes de unidades educacionais para emergências

Treinamentos ocorreram na quinta e sexta-feira, na rede municipal de ensino

07 julho 2019 - 16h01Por Aline Franzoi Santos Fleith

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, o simulado de emergência nas 123 unidades educacionais. No primeiro dia foram as escolas e no segundo, os Centros de Educação Infantil (CEIs).

A ação integrou o calendário de ações do Julho Laranja, voltado para a conscientização e prevenção de desastres. Faz parte da política de prevenção adotada pela Semed desde 2013, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas unidades. A novidade deste ano foi a realização do simulado na educação infantil.

“Esse treinamento com Centros de Educação Infantil é inédito no país”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Lueders. “A prevenção é sempre a melhor saída e quando falamos de educação infantil, a evacuação em uma situação de emergência exige mais cuidado, porque envolve crianças menores e bebês”.

Juntos, os simulados realizados em escolas e CEIs abrangeram cerca de 35 mil crianças e adolescentes em toda a cidade. No CEI Edgar Sasse, no bairro Fortaleza, o exercício contou ainda com a participação da Defesa Civil e dos Bombeiros. Para dar mais veracidade ao treinamento, foi utilizada máquina de fumaça no refeitório e uma servente fingiu estar ferida.

Em quatro minutos, todas as 192 crianças que estavam no CEI foram levadas pelos professores para a rua e com mais dois minutos chegaram ao local sinalizado como abrigo, na Associação Flórida. Nesse mesmo tempo, chegaram os bombeiros e, logo em seguida, a equipe da Defesa Civil.

“Já tivemos o curso de primeiros socorros e agora esse simulado. Esse tipo de treinamento que a secretaria promove conosco é bem importante. Agora, nós profissionais sabemos como temos que agir em um caso real”, afirmou a diretora do CEI, Elissandra da Silva Viana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto Social
Liga Super-Ação realiza trabalho voluntário em Blumenau
Terceira Idade
Atividade física traz saúde e inclusão social para a terceira idade
Doação
Referência no estado, Blumenau se torna a capital de Transplantes
Música
Conheça a história do guitarrista blumenauense Mazin Silva
Prevenção
O Medo das vacinas e a falta de abastecimento nos postos de saúde
Festas de Outubro
Casas noturnas e restaurantes mudam suas programações durante a Oktoberfest
Inclusão
Parajasc evidenciam força do paradesporto de Santa Catarina
Segurança
Violência doméstica impulsiona iniciativas de combate em Blumenau
Mobilidade Urbana
Uso de patinetes e bicicletas elétricos ganha força nas grandes cidades
Saúde
Jaraguá do Sul implementa projeto voltado a qualidade de vida da comunidade